São Paulo (SP), 22 de novembro do ano 2019 – O aumento da procura por lavanderias teve início durante a crise hídrica, mas algumas pessoas decidiram mudar os hábitos de consumo deste tipo de serviço após colocarem os gastos na ponta do lápis. Em um cálculo simples, foi possível verificar que uma família composta por quatro pessoas consome, em média, 5.400 litros de água por mês ao lavar as roupas em casa. Aquelas que optam em levar as peças de vestuário à lavanderia gastam 2.160 litros de água por mês, registrando uma economia de 3.240 litros mensais, volume este 60% menor. Isso, porque as máquinas conseguem evitar o desperdício ao lavar uma quantidade maior de roupas em um mesmo ciclo. O cálculo é feito pelo Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), com base em dados fornecidos pela SABESP e pela ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).
Um levantamento realizado pela Universidade de Michigam em parceria com a SABESP também mostra que, em média, 21% da conta de água dos brasileiros vem da limpeza de roupas. Além da redução na conta de água, quem prefere utilizar a lavanderia também economiza até 21% na conta de energia elétrica. “As máquinas utilizadas em uma lavanderia trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas. Toda a energia necessária para movimentá-la é bem utilizada, evitando assim possíveis desperdícios. O cliente também deixa te ter gastos com sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejantes, além de ganhar tempo, já que profissionais qualificados irão lavar as peças obedecendo às normas e instruções apresentadas em cada etiqueta. Dessa forma, os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor”, explica o diretor de operações, Fernando Toledo.
Além da questão da economia, há fatores importantes que contribuem para a conservação e durabilidade das roupas, como a utilização correta dos produtos em doses certas, sempre seguindo as orientações de limpeza, secagem e passadoria que constam na etiqueta. Além disso, o cuidado e a preservação do meio ambiente é aspecto fundamental nas lavanderias da rede, pois a água é tratada de forma eficiente antes de dispensá-la. Neste sentido, os clientes conseguem preservar tanto as roupas quanto a natureza.
FONTE: JORNAL DIA DIA